O Fórum de Dança de São José do Rio Preto chega em 2008 a sua quinta edição e acontece de 1 a 5 de abril. O evento será realizado com recursos do PAC – Programa de Ação Cultural – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo que investiu 60 mil reais no evento e o apoio do SESC – SP, APRODANÇA e da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto por meio da Secretaria de Cultura com produção da Virtual Companhia de Dança.
Focado no pensamento, troca de experiências e apresentação de espetáculos o 5º FÓRUM DE DANÇA traz para Rio Preto profissionais de cinco estados brasileiros e a participação da criadora e intérprete Esther Martinez das Ilhas Canárias – Espanha.
A abertura no dia 1 de abril no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, fica por conta do Grupo Experimental de Recife – PE, com o espetáculo “Conceição”, no dia seguinte o elenco pernambucano leva ao centro da cidade e SESC o espetáculo Quincunce e, desde Aracaju – SE a Cubos Cia de Dança traz os espetáculos “Multipleto” e “Brincando” para apresentações também no Teatro Municipal, centro da cidade e SESC Rio Preto, no mesmo dia o Grupo Gestus de Araraquara apresenta “Microdanças que se desfazem”. No terceiro dia de evento o norte do país é representado pelos bailarinos Maranhenses Janaina Martins e Anderson Dutra que sob direção de Olinda Saul fazem a única apresentação de ballet clássico da programação compondo a noite no Teatro Municipal com a Pulsar Cia de Dança, também de São Luis com “Badulaque”. Dia 4 o Fórum recebe a participação internacional patrocinada pelo Govenro das Ilhas Canárias, trata-se de “Ojos Abiertos”, solo da bailarina Esther Martinez que será apresentado na área externa do Teatro Municipal, a seguir, no palco será apresentada a estréia de “entre chagas e borboletas” com a Stacatto Cia de Dança de São Caetano do Sul fechando assim o ciclo de apresentações no Teatro Municipal posto que no sábado a programação se desenvolvera na integra na unidade local do SESC, iniciando as 15h 30 com uma nova apresentação de Esther Martinez seguida do espetáculo “O Corpo é a Mídia da Dança?” com Vanilton Lakka de Uberlandia – MG, novamente Stacatto Cia de Dança, desta vez com “2x1, dançando por aí” e o encerramento da programação com o Grupo Danceato, de Diadema – SP com o espetáculo “A Ilha do José”.
Ir ao encontro da platéia e facilitar a comunicação são prioridades desta edição, para isso alem da programação normal e das atividades formativas (grade em anexo) o evento apresenta o formato “Dança Comentada”, coordenado pelo criador e intérprete mineiro Vanilton Lakka que diariamente, antes de cada apresentação fará uma contextualização dos trabalhos a serem apresentados, munindo o espectador de ferramentas para melhor aproveitamento das obras, farão parte desse segmento curiosidades sobre a história da dança, sobre a pesquisa e bastidores do espetáculo a ser mostrado e até sobre o próprio evento. Outra alternativa de comunicação direta e efetiva serão as apresentações paralelas que irão de encontro a platéia, não haverá palcos formais e estas apresentações terão um certa caráter repentino, sendo deslocadas no centro da cidade e na unidade do SESC para espaços onde, naquele momento, houver maior concentração de pessoas. A interatividade será estimulada através do blog do evento onde o público poderá postar opiniões e comentários, para isto, alem do endereço na rede mundial de computadores haverá nos locais das apresentações computadores com acesso a web disponíveis antes e depois de cada espetáculo.
Todos os grupos visitantes formarão a grade de atividades teórico-práticas que estão programadas para acontecer na Casa de Cultura e SESC, menos a iniciativa do Grupo Gestus de Araraquara que visitará uma escola da rede pública e realizará a atividade na quadra da mesma. Olhando para os estudantes e público infanto-juvenil, o Grupo Danceato que fará o encerramento do evento, realizará no dia 4 de abril uma apresentação exclusiva para escolas.
Todas as atividades são GRATUITAS.